FANDOM


Brasil em relevo - EMBRAPA.png

Relevo do Brasil - produzido pelas EMBRAPA

O relevo geográfico brasileiro é caracterizado pelo Planalto Brasileiro, cuja altitude média é de 1.000 metros e a sudeste se aproxima do mar, caindo sob a forma de escarpa e paredões.

Há, também, muitas serras de cumes mais ou menos arredondados e algumas chapadas de formas tabulares.

É esta a feição dominante de 5 milhões de quilômetros quadrados.

No extremo norte, ao longa das fronteiras com as Guianas e a Venezuela, estende-se o Planalto ou Maciço das Guianas, que apresenta maiores elevações - as serras de Imeri, Parima, Pacaraima, Acaraí e Tumucumaque - intercaladas por grandes depressões.

Pedra Talhada.jpg

Pedra Talhada - Pará

A mais notável planície é a Planície Amazônica, de origem terciária, que ocupa uma larga faixa da região setentrional, alargando-se para o interior até as encostas da Cordilheira dos Andes.

Na Depressão do Paraguai está o Pantanal Mato-grossense, constituído também por terrenos muito recentes.

As demais planícies surgem quase sempre junto à costa, ora estreitas, como todo o litoral oriental e parte meridional, ora avançando para o interior, como em trechos do Nordeste e no extremo Sul.

A plataforma maciça que constitui o Planalto Brasileiro é formada por terrenos cristalinos, que datam dos primeiros tempos da história da Terra e são ricos em granito e gnaisse.

Pantanal Mato-grossense.jpg

Pantanal Mato-gossense (foto Wikipédia

As zonas mais montanhosas do país correspondem aos trechos em que tais terrenos aparecem. Graças, sobretudo, à ação do calor e da umidade, as montanhas cristalinas têm forma arredondada, morros em meia laranja ou semelhantes ao Pão de Açúcar, como se vê em vários pontos das serras do Mar e da Mantiqueira.

Em largas extensões, entretanto, os terrenos cristalinos acham-se encobertos por espessas camadas sedimentares, de origem marinha e também continental (fluviais, lacustres, eólios).

Os mais antigos datam da Era Primária e da Era Secundária; são constituídos sobretudo por arenitos e xistos, aparecendo, principalmente na região central e no Planalto Meridional, onde são abundantes os arenitos vermelhos, ricos em materiais vulcânicos.

Os mais recentes são principalmente terciários, embora, também haja quaternários; são constituídos por argila e areia e caracterizam a Planície Amazônica, a Depressão do Paraguai e vários trechos do litoral.

Picos mais altosEditar

Pico da Neblina.jpg

Pico da Nebina (foto Wikipédia)

pinto de deus


  • da Neblina (Serra do Imeri – Amazonas) – 3.014
  • 31 de Março (Serra do Imeri – Amazonas) – 2.992
  • da Bandeira (Serra do Caparaó – Minas Gerais) – 2.890
  • Monte Roraima (Serra de Pacaraima – Roraima) – 2.875
  • do Cruzeiro (Serra do Caparão – Espírito Santo) – 2.861
  • das Agulhas Negras ( Serra da Mantiqueira – Minas Gerais/Rio de Janeiro) – 2.787
  • Pedra da Mina ( Serra da Mantiqueira – Minas Gerais/São Paulo) – 2.770
  • do Calçado (Serra do Caparão – Espírito Santo/Minas Gerais) – 2.766
  • do Cardona (Serra do Imeri – Amazonas/Venezuela) – 2.650) – 2.650
  • dos Três Estados (Serra da Mantiqueira – M. Gerais/R. de Janeiro/S. Paulo) – 2.596
  • Cerro do Mashiati (Serra da Imeniaris –Roraima) – 2.506
  • dos Marins (Serra da Mantiqueira – São Paulo) – 2.421
  • do Cri

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória