Wikia

Brasil

População brasileira

Discussão0
28 pages em
Este wiki

Densidade populacional no Brasil - IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2006, do IBGE, divulgada em 2007, apontou os brancos como o maior segmento da população brasileira, com 49,7%.

Em seguida, vêm os pardos, que chegam a 42,6%; os negros, com 6,9%; os amarelos, com 0,5%; e os indígenas, com 0,3%.

Os brancos são maioria nas regiões Sul e Sudeste; os pardos, no Norte e no Nordeste. No Centro-Oeste, há certo equilíbrio entre os dois grupos.

A Bahia é o estado brasileiro com a maior população negra (15,7%), seguida por Rio de Janeiro (12%), Maranhão (8,7%) e Minas Gerais (8,4%).

A quantidade reduzida de brasileiros que se diziam pretos foi reflexo da discriminação racial existente no país, que levou boa parte dos negros a se declarar pardos, situação que parece estar mudando.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2008, projeta que, a partir de 2010, o Brasil terá maioria absoluta de negros, superando a soma de brancos, indígenas e amarelos.

Os pesquisadores do Ipea concluíram que o avanço da população negra ganhou impulso em decorrência do fato de as pessoas se declararem mais como negras. A tendência tem explicação, em parte, no trabalho de conscientização de movimentos negros e sociais.


GaleriaEditar

Representantes das raças que formam a população brasileira: branco, negro, indígena, amarelo

Achei um absurdo eles deixarem os Negros como "Pretos" em fim resolvi editar por que isso é uma pouca vergonha By: Tayla Luana Domingues .

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória