Fandom

Brasil

Clima brasileiro

28 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Mapa do clima.jpg

Clima

Tropical úmido

Ocorre em tota a Amazônia (inclusive no oeste do Maranhão e norte do Mato Grosso) à exceção do noroeste do Pará e do Amazonas e do leste de Roraima. Caracteriza-se pela ausência de estação seca, totais pluviométricos elevados (cerca de 3 000 mm anuais), umidade relativa do ar e nebulosidade muito elevadas e amplitudes térmicas (a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas) anuais pequenas, menores inclusive que as variações entre o dia e a noite, correspondendo ao tipo Am da classificação de Kõppen. A vegetação típica desse tipo de clima é a floresta equatorial.

Equatorial

Abrange o noroeste da Amazônia; apresenta características similares ao clima tropical úmido, mas que as chuvas são melhor distribuídas ao longo do ano, correspondendo ao tipo Af da c1assificàção de Kõppen. O tipo de vegetação predominante é também a floresta equatorial.

Tropical com estação seca

Correspondente ao tipo Aw da classificação de Kõppen, caracteriza-se por uma estação chúvosa - com índice pluviométricos elevados - no verão, e uma estação seca no inverno. Esse clima cobre a maior parte do país (norte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, oeste, norte e leste de Minas Gerais, toda a faixa costeira do Rio de Janeiro à Bahia, parte do Ceará, oeste do Piauí, leste do Maranhão, noroeste do Pará e leste de Roraima). Devido à imensa área em que ocorre, seus totais de pluviosidade são variáveis, assim como a época das estações de chuva e de seca. A média pluviométrica oscila entre 1 300 e 1 600 mm, e a vegetação típica é o cerrado.

Semi-árido
Caatinga.jpg

Caatinga - vegetação típica do semi-árido

Encontra-se no sertão do Nordeste, atíngindo parte do litoral. Correspondente ao tipo Bs da classificação de Kõppen, caracteriza-se por baixa nebulosidade, forte insolação, índices elevados de evaporação e temperaturas médias elevadas (por volta de 27°). A umidade relativa do ar é normalmente baixa, e as poucas chuvas - de 250 a 600 mm por ano - concentram-se num espaço curto de tempo, provocando enchentes torrenciais. Mesmo durante a época das chuvas, sua distribuição é irregular, deixando de ocorrer durante alguns anos e provocando secas. A vegetação característica desse tipo de clima é a caatinga. No litoral oriental do Nordeste ocorre o tipo As da classificação de Kõppen, caracterizado pela ausência de chuvas de verão e sua ocorrência no "inverno", (que corresponde à estação chuvosa e não ao ínverno propriamente dito), com índices pluviométricos por volta de 1 600 mm anuais.

Tropical de altitude

Encontrado no centro e sul de Minas Gerais, centro de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, extremo norte do Paranã e regiões montanhosas do oeste do Rio de Janeiro e Espírito Santo, corresponde ao tipo Cw da classificação de Köppen. Assemelha-se ao tipo Aw (tropical com estação seca), do qual difere por apresentar verões mais brandos e médias térmicas anuais por volta de 22". A vegetação típica é a floresta semi-úmida.

Subtropical

Abrangendo o extremo sudeste do Mato Grosso, o sul de São Paulo, quase todo o Paraná e a totalidade de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, correspondendo ao tipo Cf da classificação de Köppen. Nele as chuvas são abundantes (de 1 800 a 2 400 mm) e distribuídas ao longo do ano, e as estações são bem caracterizadas; nas regiões mais altas, é comum a ocorrência de precipitações de neve. Os tipos de vegetação são as matas de araucária e os campos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória